EPOC: afinal, o que é?

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Vocês já repararam que, sempre ao acabarmos uma atividade física nosso corpo precisa de muito oxigênio para se recuperar? Isso parece óbvio afinal, estamos cansados, mas, existe um termo para isso: EPOC - Excess post excersise oxygen consumption, que traduzido fica excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. 

O EPOC, nada mais é do que a capacidade que o nosso organismo precisa/tem em continuar consumindo calorias após o treino, ou seja, durante o treino nosso consumo de oxigênio se eleva e ao fim, levamos um determinado tempo para nos recuperarmos. 


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O efeito do EPOC tem relação com a intensidade do treino, sendo assim, de grosso modo, quanto mais intenso o treino for, mais alto será o seu EPOC.
Por exemplo, após um aeróbio em velocidade moderada o EPOC será de uma hora a uma hora e meia, enquanto em um aeróbio de alta intensidade (como no hit, por exemplo) seu EPOC poderá ser de até dez horas - mas, sempre é bom deixar claro que, o EPOC não queimará 300kcal a cada 30min, queimará bem menos mas, um número significativo.


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Para muitos o efeito do EPOC não é tão interessante, é mais válido para quem busca queimar gorduras, por exemplo. Entretanto, manter o EPOC sozinho, não é tão legal, é sempre bom prestar bastante atenção na taxa metabólica e aí sim, conciliar os dois. 

Algumas atividades físicas que ajudam bastante no EPOC são as aulas de bike, jump, step, lutas, corridas e claro, a musculação. 

Mas, me digam: vocês já conheciam o EPOC? 
Um beijo e até o próximo post! 
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